2006-04-18

Era uma vez no meio da selva.

Ontem foi dia de ir até Gaia. Todos (muitos) sabem que gosto do Norte - note-se, preferencialmente, cidade do Porto. No entanto, ainda há algo a que não me consigo habituar: a "selva" de Gaia. Não, não se trata de dizer mal das pessoas, mas daquele trânsito horrível e descabelado que não lembra nem ao menino Jesus em dias de crise. Convenhamos, no entanto, que as coisas estão bem melhor do que há uns dois ou três anos atrás... mas mesmo assim, não há beirã que resista.
O que eu não sabia é que existia um lugarzito tão aprazível, limpo e calmo para aqueles lados (pelo menos, no que toca à parte que rapidamente visitei). Trata-se de Francelos: que vista maravilhosa para o oceano... que ruas tão limpinhas...que casas tão lindas... Ai, quase que dava vontade de ficar por ali. Humm. Os encantos do Norte começam a ser mais que muitos...
O pretexto da minha ida para aquelas bandas foi, primeiro, uma formação, depois a necessidade de me inscrever numa coisa complicada (ou não). Ora, tudo isto me obrigou a apanhar o comboio para Francelos (sim, tristemente, lembrei-me de deixar o veículo tão bem estacionado em Gaia que acabei por ter de andar, perto das 10 horas da noite, à procura dele. Como se não bastasse, o facto de achar que seria mais prático ir para Francelos de comboio do que de carro, fez com que saísse no apeadeiro de GAIA (entenda-se, Devesas), e não no de GENERAL TORRES. Ora, isto só prova que a minha percepção do que a cidade de Gaia realmente é, está muito abaixo das expectativas: para mim, GAIA é GAIA e, entre outras coisas, a sua Câmara Municipal. E era lá que esperava poder sair: pouco abaixo da Câmara Municipal. Mas isso não aconteceu. Grrrr. E lá tive eu de andar vários metros a pé, qual aventureira destemida, em plena escuridão e fazendo de conta de que conhecia bem a cidade que agora palmilhava).
Com tudo isto e com uma dor de braços dos diabos, cheguei a casa, sã e salva, e com pouca vontade de me levantar da cadeira que demoradamente me prendia.
No próximo fim-de-semana há mais, isn't it? Mas, desta vez, a borga vai reinar!!!!! ( A ver vamos se ainda tenho idade para estas coisas)